quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Festa Literária segue com programação a partir desta quinta-feira em Olinda




De quinta (15) a domingo (18), será realizada a oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Olinda. O homenageado deste ano é Nelson Rodrigues, cujo centenário de nascimento foi celebrado em agosto. O tema do evento será “A Vida é um Espetáculo”, frase que ressalta os trabalhos de Nelson como dramaturgo, enfatizando a relação da Fliporto com o teatro - serão encenadas, entre outras peças, “A Vida é um Teatro”, com Betty Milan (que participa da mesa “Teatro e Psicanálise”), e a leitura dramática do texto “Boa-Noite a Todos”, de Edney Silvestre (na mesa “Romance e Drama”), feita pela atriz Christiane Torloni. Para debater a obra de Nelson, Mário Hélio, coordenador literário da Fliporto, convidou Ruy Castro, autor da biografia “O Anjo Pornográfico”, e Neville de Almeida, diretor que filmou “Os Sete Gatinhos” (1980), baseado em texto de Nelson.

Entre os escritores, um dos convidados mais aguardados é o moçambicano Mia Couto (“Há alguns anos que tento convidar Couto, fiquei muito feliz que ele finalmente tenha aceitado”, comentou Mário Hélio), que irá lançar “A Confissão da Leoa”. Ele participa de uma conversa com o angolano José Eduardo Agualusa, a partir do tema “Literatura e Realidade“. Outro convidado estrangeiro é o português J. Rentes de Carvalho, 82 anos, que em seus livros demonstra um vigor memorialista que sugere a necessidade da entrada do autor no mercado nacional (nenhuma editora publicou o autor no Brasil).

A Fliporto programou outras conversas interessantes: Barry Miles irá falar na mesa “Com o pé na estrada da contracultura”, no­me que faz referência ao tra­balho do autor: ele é reconhecido como biógrafo de ícones da cultura dos anos 1960, como Jack Kerouac e Paul McCartney. Robert Darnton, historiador cultural, conversa com o escritor canadense Cory Doctorow - especialista em literatu­ra de ficção científica e questões de direitos autorais - e Silvio Meira; eles vão debater pontos da era digital, na mesa “Informação e autopublicação: do big-bang ao boing-boing”.

Neste ano, a abertura, no dia 15, será feita por Maria Bethânia. Na ocasião, às 19h, a cantora irá recitar poesias escolhidas de acordo com seu gosto pessoal, textos importantes em sua formação como leitora - em eventos anteriores, ela já declamou obras de Fernando Pessoa e Caetano Veloso. Os ingressos para assistir à performance de Bethânia custam R$ 100 e R$ 50 (meia) e começaram a ser vendidos ontem, no site Eventick. Apenas 400 ingressos estarão disponíveis. Já o encerramento, no dia 18, às 20h, fica por con­ta de uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna.

ARTFLIPORTO

A segunda edição da “ArtFliporto”, publicação quadrimestral que reúne textos de autores nacionais e internacionais, será lançada durante o evento. O organizador da revista, o jornalista Schneider Carpeggiani, adiantou que irão participar, entre outros, o português José Lus Peixoto e o polonês Zygmunt Bauman, além do pernambucano Raimundo Carrero. O tema desta edição é a crise no mundo contemporâneo, observada a partir de diferentes pontos de vista. Para mais informações acessem o site do evento.

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO