terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cuidado na escolha do presente pode evitar acidentes


O dia das crianças está chegando e os pequenos querem ganhar apenas brinquedos nesta data, como carrinhos de controle remoto e bonecas. Para os lojistas, a data é a terceira melhor, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, mas os cuidados com o presente não devem ser esquecidos, pois cada brinquedo tem uma faixa etária indicada para que não ocorram acidentes.

Como as crianças preferem brinquedos, não adianta presenteá-las com peças de vestuário para evitar os acidentes. Além disso, os brinquedos são importantes para que os pequenos possam trabalhar a imaginação. Levá-los no momento das compras pode ajudar na escolha adequada, mas desde que a palavra final seja dos pais.

Segundo Marcelo Riebscheid, pediatra do hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco, a primeira dica é que os pais verifiquem se o brinquedo é aprovado pelo Inmetro e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Sem esse cuidado, as crianças correm o risco de ficarem expostas a um produto que solta tinta ou é feito de componentes tóxicos que podem causar algum tipo de acidente, como pontas ou peças que podem provocar engasgamento ou entrar nos olhos.

Por isso, o ideal para as crianças com até dois anos são os brinquedos que estimulam a coordenação motora e a imaginação. Já os bebês devem brincar com produtos que os permitam ficar deitados ou sentados, como é o caso do tapete de atividades, além de brinquedos macios e que não soltem peças, pois nesta idade a criança acaba colocando os objetos na boca como forma de conhecer o mundo.

Brinquedos tradicionais, como peão, corda, futebol de botão e boneca de pano são uma boa sugestão de presente para que as crianças conheçam outras formas de brincar sem usar os eletrônicos, mas desde que as brincadeiras sejam sempre supervisionadas por um adulto. De acordo com Riebscheid, a supervisão é necessária para evitar os acidentes, mas os pais não devem exagerar para que a criança não crie um hábito de dependência.

O cuidado não pode ser deixado de lado quando a criança já é maior. A partir do momento em que skate, bicicleta e patins são os pedidos deles, os pais não podem se esquecer da segurança, com o uso de capacete, joelheira e cotoveleiras, além de andar com segurança e em locais adequados, como os parques.

Fonte: Click 21

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO