segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conheça os melhores seriados médicos


Na década de 60, a televisão britânica e a estadunidense estreou um gênero de seriados que se tornou a grande febre da atualidade: os dramas médicos. A pioneira foi Emergency Ward 10, em 1957, mas a mais marcante dessa época foi Dr. Kildare. Já o programa que popularizou mesmo as séries médicas foi ER, que ficou 15 anos no ar e teve seu fim em 2009.

As sensações do momento são as séries House e Grey´s Anatomy, que contam, respectivamente, com os fantásticos diagnósticos desvendados pelo médico Dr. Gregory House e com o conturbado dia a dia da interna Dra. Merendith Grey e de seus colegas de trabalho. Para ajudar-lhe a entender a evolução desse gênero de seriado tão venerado atualmente, o Guia fez uma seleção das melhores séries médicas de todos os tempos. Confira!


Emergency Ward 10 1957-1967
Produzida pela ATV, a série foi veiculada no Reino Unido por uma década e é considerado o primeiro seriado médico da televisão. O cenário era o hospital fictício Oxbridge General e as histórias mostravam a rotina de médicos e enfermeiras cuidando dos seus pacientes. A abordagem do enredo também seguia para a vida pessoal dos seus personagens, assim como é feito nas atuais séries médicas.



Ben Casey 1961-1966
É um dos pioneiros dos dramas médicos na televisão. A série foi exibida nos Estados Unidos, pela rede ABC, na década de 60. Ela é lembrada pelos fãs da época por sua abertura marcante, em que uma mão desenhava símbolos em um quadro negro, ao mesmo tempo em que a voz do ator Sam Jaffe, que fazia parte do elenco, repetia as palavras: "Man, woman, birth, death, infiniy", que em português ficaria "Homem, mulher, nascimento, morte, infinito". O personagem principal Dr. Ben Casey era um jovem e idealista neurocirurgião, que foi brilhantemente interpretado por Vince Edwards.


Dr. Kildare 1961-1965
É considerada a maior rival da série Ben Casey, pois foram lançadas por canais concorrentes e no mesmo ano. Dr. Kildare foi exibido pela NBC, nos Estados Unidos, e narrava a história de James Kildare, vivido por Richard Chamberlain, que era um jovem interno do hospital Blair General e tentava aprender a sua profissão ao mesmo tempo em que tinha que lidar com os problemas dos pacientes e queria ganhar o respeito do seu supervisor, o Dr. Leonard Gillespie, interpretado por Raymond Massey. A série teve origem em uma sequência de filmes dos anos 30 e 40, e de um programa de rádio dos anos 50, em que o protagonista era o personagem Dr. James Kildare.


ER 1994-2009
É considerada a grande série de drama médico de todos os tempos. Não é à toa que o seriado estadunidense, transmitido pela Sony, chegou a sua 15ª temporada. ER parou de ser transmitida - para a tristeza de seus fãs - em 2009 e teve um encerramento com chave de ouro, pois os grandes personagens da série voltaram a fazer parte da temporada final. A trama também retratou o dia a dia de um hospital de Chicago, o County General, e elucidou os problemas pessoais e os conturbados relacionamentos amorosos dos médicos e das enfermeiras. No Brasil, o ER era conhecido como Plantão Médico, transmitido pela Rede Globo, já em Portugal, o seriado recebia a alcunha de Serviço de Urgência.


Mulher 1998-1999
Contaminada pela febre no exterior, a TV Globo resolveu investir no gênero de séries médicas e produziu o seriado Mulher, que ficou no ar até dezembro de 1999 e, atualmente, pode ser revisto no Canal Viva. Os 62 episódios contam a história da vida de duas médicas: Martha Corrêa Lopes, interpretada por Eva Wilma, e Cristina Brandão, vivida por Patrícia Pillar. A trama é permeada pela paixão das médicas pelo seu trabalho, buscando sempre a ética para salvar vidas, às vezes até esquecendo-se de suas vidas pessoais. Era uma série que abordava questões polêmicas, principalmente, ao redor do universo feminino, como o aborto, gravidez na adolescência, eutanásia, Síndrome de Down, câncer e violência contra mulher.


House 2004 -
É uma das series mais aclamadas nos Estados Unidos e, também, no Brasil. House é considerada uma espécie de Sherlock Holmes da medicina, produzida originalmente pelo canal FOX desde 2004, transmitida nacionalmente pelo Universal Channel e que acabou de estrear sua sétima temporada. Para quem tem acesso somente à TV aberta, a série é veiculada pela Rede Record, mas está em temporadas antigas. A trama tem como protagonista o infectologista e nefrologista Dr. Gregory House, interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie. O médico destaca-se pela capacidade extraordinária de desvendar os diagnósticos mais complicados, juntamente com sua equipe, e também pelo humor ácido, cepticismo, comportamento anti-social e distanciamento dos pacientes, já que considera desnecessária a interação com eles.

Grey´s Anatomy 2005 -
Desde seu lançamento, em 2005, o seriado norte-americano tornou-se uma febre mundial. Tendo como personagem principal a residente hospital fictício Seatle Grace, Dra. Meredith Grey, vivida por Ellen Pompeo, a história começou focada no início da residência de Merendith e de seus amigos: Cristina, Izzie, George e Alex. A exposição de suas vidas amorosas e as adversidades constantes vividas no trabalho permeiam o enredo. A trama é ainda mais atraente pela relação amorosa entre Merendith e o conceituado neurocirurgião Derek Shepherd, também conhecido como McDreamy na série. Ao longo das temporadas, o elenco foi renovado com a chegada de novos internos e com as trocas de médicos, mas a série continua encantando seus fãs na sétima temporada, que estreou em outubro. Grey´s Anatomy é produzido pela ABC, mas transmitido pela Sony na temporada atual, no Brasil, e pelo SBT, em rede aberta.

Private Practice 2007 -
A série é um spin-off de Grey´s Anatomy, ou seja, é derivada desse outro famoso seriado estadunidense, pois a personagem de Addison Montgomery (Kate Walsh), que era uma médica ginecologista e obstetra, cresceu na trama e conquistou uma outra para protagonizar. Ele era a antiga Mrs. Shepherd, casada com o neurocirurgião Derek Shepherd, que o traiu e, após a separação, já na quinta temporada de Grey´s Anatomy, ela transferiu-se para a luxuosa clínica Oceanside, em Santa Mônica, na Califórnia. Ao lado de seus antigos amigos de profissão, Addison tenta reconstruir sua vida profissional e amorosa - que continua mais conturbada do que nunca.

In Treatment 2008 -
É estrelado por Gabriel Byrne no papel do Dr. Paul Weston, que concedeu ao ator um prêmio de melhor ator em série dramática no 66º Globo de Ouro. Já a série estadunidense, In Treatment, em exibição desde 2008, já foi é vencedora de um Globo de Ouro e dois Emmys. A produção fica por conta de Rodrigo García e o enredo baseia-se na célebre série israelense Be´tipul, de Hagai Levi. O ponto central da história é a vida do psicoterapeuta Dr. Weston e nas sessões de terapia com os seus pacientes.

Scrubs 2001 - 2010
Para não fugir à regra dos dramas médicos, Scrubs também mescla a vida profissional e a pessoal dos personagens que trabalham no hospital de ficção Sacred Heart. Os episódios são protagonizados por John Dorian, J.D., que narra suas histórias pessoais conquistadas com seus inúmeros pacientes e com seus imprevisíveis colegas de trabalho, como seu antigo amigo de faculdade Chris Turk, a enfermeira Carla Espinosa e médica Elliot Reid, por quem se apaixona. A cada final do episódio, J.D. narra uma pequena moral filosófica. O seriado chegou ao fim em 2010, mas reprises ainda são exibidas pela Sony.


2 Comentários:

Gabriela Parisi disse...

Scrubs tem um pouco de drama, sim, mas é uma série de comédia. Por sinal, um humor bem negro e um pouco escrachado. E é das minhas favortias dessa lista, ficando junto com House e Grey's Anatomy em meu ranking pessoal =)

Administrador disse...

Gabriela,

Na minha opinião as melhores são ER (Plantão médico) e House.

Boa semana.

Jailson

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO