segunda-feira, 6 de junho de 2011

Encerre de vez os programas travados


Uma das maiores dores de cabeça quando se usa o PC é na hora que um programa trava. Pode ser por algum arquivo danificado, uma ação não realizada ou mesmo a falta de memória. Qualquer um desses motivos, provavelmente, vai fazer o usuário perder o que estava fazendo e ainda esperar que o computador volte ao seu estado normal. Pior, às vezes o Windows demora para informar que a aplicação parou de responder, deixando o usuário esperar até que uma mensagem surja com um botão para fechar o programa. E não raro, mesmo clicando neste botão, o Windows demora até fechar a aplicação problemática. Mas existe uma forma fácil de driblar este problema. É isso que este Primeiros Passos vai ensinar hoje.

1. Quando você perceber que um programa parou de responder, travou, pressione no teclado a combinação de teclas “Ctrl+Alt+Del”. Dependendo da versão do Windows, o comando abrirá a janela “Gerenciador de Tarefas” ou uma tela com algumas opções, entre elas a que mostrará o caminho “Iniciar Gerenciador de Tarefas”.

2. Com o Gerenciador de Tarefas aberto, a primeira aba “Aplicativos” lista os programas que estão rodando no computador no momento. O campo “Status” mostra a condição atual destes programas. Se eles estiverem funcionando corretamente, o “Status” deverá mostrá-los como “Executando”. Se estiverem travados, aparecerão como “Não respondendo”.

3. Se o programa estiver marcado como “Não respondendo”, você pode clicar com o botão esquerdo em cima do nome da aplicação para selecioná-la e depois no botão “Finalizar Tarefa”. Entretanto, várias vezes esta ação demora para ser concluída. Uma forma bem mais direta de fechar de vez o programa é clicando com o botão direito em seu nome e escolhendo a opção “Ir para Processo”.

4. O gerenciador o encaminha para a aba “Processos”, selecionando automaticamente o que faz o programa travado em questão funcionar. Diferente do “Finalizar Tarefa”, encerrar um processo faz o programa parar de funcionar automaticamente e de forma bruta. Isso pode gerar perdas em configurações e arquivos não salvos. Se você tiver certeza que quer apenas que o programa travado feche na hora, clique no botão “Finalizar Processo” no gerenciador e confirme a seleção na próxima janela que surgir.

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO