sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cinco anos de micropostagens


Nem parece, mas o Twitter acaba de completar cin­co anos. A data é creditada a primeira twittada de um dos seus fundadores, Jack Dorsey, convidando os colegas de trabalho a conhecer a plataforma, em 21 de março de 2006. Inicialmente, a proposta era de ser um aplicativo para celular que possibilitasse o compartilhamento de mensagens curtas. Meia década depois, o microblog coleciona números de sucesso, como cerca de 200 milhões de contas cadastradas, 14 milhões de tweets por dia e tem preço estimado de U$8 bilhões.

A história do Twitter é mar­­cada por episódios tanto de espetáculo midiático, como a corrida pelo ator americano Ashton Kutcher (@aplausk) para ser o primeiro perfil com um milhão de seguidores, quanto de mobilizações sociais e políticas, no caso de juntar forças para lutar contra a ditadura do Egito. Além disso, a trajetória do serviço de microblogging é também marcada pela utilidade pública, uma vez que espalha correntes de avisos de trânsito, tempestades, perigos urbanos, notícias importantes, entre outros.

Para comemoração do aniversário, os fundadores do site do passarinho azul, Jack Dorsey, Evan Willians e Biz Stone preparam um vídeo, hospedado em um site especial para a data (discover.twitter.com), com participação de celebridades, como Snoop Dogg e Serena Williams e autoridades, a exemplo de Hillary Clinton.

Fonte: Folha de PE

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger, Modificado por Leitura de Bolso

TOPO